sábado, 20 de novembro de 2010

Consciência negra

Hoje dia 20 novembro comemora-se o dia da consciência negra no Brasil. É uma data onde todos os negros estão em evidencia na mídia do país.
Praticamente os comentários são os mesmos de todos os anos. Igualdade racial, debate sobre o preconceito, sistema de cotas etc.
Só hoje, apenas hoje gostaria que os discursos mudassem.
Os afro-descendentes acredito eu, não querem uma data para ouvir pedidos de desculpa ou lamentações por quase sem anos de massacre, exploração, humilhação etc..
 Os negros destes pais, como os brancos, índios e pardos, querem mais que um só um dia para serem lembrados, querem o seu espaço na sociedade da qual faz parte e ajudou a construir.

consciência negra/ fonte:
http://www.brasilcultura.com.br/wp-content/uploads/2009/11/consciencia.jpg



Uma sociedade igualitária. Não, seria muito utópico de milha parte pensar assim.
Talvez uma sociedade que reconheça as virtudes morais, qualidades e capacidade de um ser humano, independente da sua cor de pele ou opções ideológica.
Hoje poderia ser um dia da consciência de todos os Brasileiros. Pare e pense, no quanto nos brasileiros somos fortes, por sermos uma raça miscigenada, o quanto somos capazes, determinados e solidários, porque somos uma nação diversificada.
Eu como afro-descendente não pretendo esquecer o passado, mas gostaria de seguir em frente consciente de tudo que posso ser e fazer nesta sociedade.

Nenhum comentário: